sexta-feira, 19 de março de 2021

Como gravar a tela do computador

Aqui vai uma dica para professores que precisam dar aulas a distância e querem poder explicar melhor a sua matéria, mas não querer aparecer no vídeo. Uma opção é gravar a tela do seu computador com aquilo que deseja explicar.

O Windows disponibiliza gratuitamente o programa Gravador de Tela, que permite gravar a tela do computador e o som ao mesmo tempo. É possível fazer um vídeo de até 10 minutos.


Tela do programa



O programa dá a opção de escolher se quer gravar só a tela, só o som ou os dois. Com essa ferramenta, é possível colocar, por exemplo, um exercício de matemática na tela e ir explicando todo o passo a passo de como resolver. Dessa forma, o aluno consegue ver e ouvir a explicação.




Após clicar em REC (gravar), o programa demora 5 segundos para iniciar a gravação. É o tempo que você precisa para abrir a tela que deseja exibir. Ao finalizar a gravação, o vídeo é salvo automaticamente na pasta “vídeos” do computador. 

Além dessa ferramenta, você também pode usar uma outra para melhorar ainda mais sua apresentação. O Xodo é uma ferramenta online onde é possível abrir um arquivo e fazer marcações durante sua apresentação.

No exemplo a seguir, utilizando a ferramenta de gravação de tela e também a ferramenta Xodo, eu poderia explicar uma atividade de português e, durante a explicação, sublinhar os verbos no primeiro parágrafo do texto, ou ainda incluir uma observação sobre algum verbo.


Tela do programa

Um comentário:

Obrigada por deixar seu comentário.