quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ecossistema

Quando falamos de ecossistema estamos falando de diferentes espécies vivendo em uma determinada área e interagindo entre si e entre os componentes não vivos daquela região. Então, para que seja considerado ecossistema tem que haver o fluxo de energia e a reciclagem da matéria. Podemos dizer que os componentes estruturais de um ecossistema os fatores bióticos e os fatores abióticos. A diferença entre um e outro é simples:


Biótipo é tudo que tem vida. (Ex.: vegetais, animais etc.)
Classificados em:
Autótrofos- produzem seu próprio alimento (Ex.: as plantas através da fotossíntese)
Heterótrofos- não produzem seu próprio alimento, dependem de outros seres vivos (Ex.: o homem, os animais)

Abiótico é tudo aquilo no ecossistema que não tem vida.
Os elementos abióticos podem ser divididos em:
Físicos- temperatura, radiação solar, vento, umidade do ar
Químicos- nutrientes dissolvidos na água e no solo
Geológicos- tipo de solo, relevo, rocha

Quando se fala em ecossistemas e biomas, tratamos de conjuntos. Embora distintos nos seus elementos e abrangência, podem se sobrepor, interceder e se completar.


bioma, na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o "conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria". Em outras palavras, ele pode ser definido como um conjunto de ecossistemas.


Um bioma é definido por um tipo principal de vegetação (embora num mesmo bioma possam existir diversos tipos de vegetação) e também de animais típicos, embora estes não influam tanto na definição. Por exemplo, existe o bioma da Mata Atlântica e, dentro dele, ecossistemas como a floresta ombrófila densa, a mata de araucária, os campos de altitude, a restinga e os manguezais. Os biomas brasileiros são a Amazônia, o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.

Entenda como funciona um ecossistema

Biomas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.