terça-feira, 1 de setembro de 2015

Oficina de xilogravura



O que é xilogravura?

Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão.

A xilogravura é muito popular na região Nordeste do Brasil, onde estão os mais populares xilógrafos brasileiros. A xilogravura era frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel.
Fonte: www.significados.com.br/xilogravura/ 
 
Como não tínhamos madeira, pesquisei uma técnica alternativa e descobri que dava para fazer as xilogravuras utilizando bandejas de isopor, e assim fizemos.

Precisa de:
Isopor
Lápis
Rolinho para pintar
Tinta guache preta
Folha de papel 
Tesoura

Faça o desenho no isopor, depois afunde o lápis fazendo uma vala em cima do traço do desenho (cuidado para não furar o isopor)



Depois passe a tinha guache com o rolinho na superfície do isopor onde está o desenho, mas sem preencher as valas que você fez com o lápis. Se o isopor tiver abas, agora é a hora de cortá-las para que ele fique retinho.


Após pintar, coloque a folha de papel em cima. Passe bem as mãos para que a tinta adere em todo o papel.


Depois retire o papel.

Está pronta a XILOGRAVURA!!!
 
 

As matrizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.