quinta-feira, 25 de junho de 2015

Roda de leitura - Histórias Amareladas - parte 3

RODA DE LEITURA
Livro: História Amareladas - Uma amizade que se transformou com o tempo
Autora: Sonia Rosa
  
Hoje terminamos a leitura do livro.
COMO ACONTECEU:
  • A história começa falando sobre a amizade entre duas meninas. Coloquei então a música "A amizade é tudo", do grupo Jeito Moleque.
  • Abordei as seguintes questões com os alunos:
1- Você já teve uma grande amizade que por alguma razão se desfez?
2- Você já comeu alguma coisa muito saborosa que você nunca mais esqueceu? O que foi?
3- O texto fala sobre a mudança que ocorre no nosso paladar conforme vamos ficando mais velhos. Tem algum alimento que você gostava de comer e que agora não gosta mais?
4- Vale a pena brigar? (explicar que violência só gera mais violência) 
  • Os alunos apontaram os fatos ocorridos na história para que depois possam escolher um e criar uma notícia para a prova de produção textual do 2° bimestre.
  • Os temas comuns nas três histórias do livro: 
1- A cidade do Rio de Janeiro (bairros, pontos turísticos)
2- Mudança de lar
3- Recordações da infância
4- Amizade
5- Aniversários inesquecíveis
  • Comentei a importância dos mapas. Mostrei alguns bairros do Rio de Janeiro no mapa e fotos atuais dos lugares que são citados no livro (Planetário, Jardim Botânico, Central no Brasil, Campo de Santana e Igreja da Penha). 
  • Uma pausa para um lanche. Levei misto quente porque na história a personagem conta a emoção de saborear um misto quente.
  • Depois do lanche... Como a autora sugere no final que seus leitores escrevam suas histórias amareladas, então eu pedi aos alunos que recordassem algo que havia acontecido com eles na infância. Eu amei as histórias que eles contaram. Irei reuni-las e montar um livro e que talvez tenha como título "Histórias de um passado recente".
  • Para casa, pedi que eles criassem um acróstico com as palavras AMIZADE e AMOR e para inspirá-los li o poema "Amigo aprendiz", de Fernando Pessoa.





O misto quente da história.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.